- Área: 322 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Johan Fowelin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em junho de 2013 inaugurou os novos terminais de ferry em Estocolmo. Os edifícios abrigam os viajantes que dirigem-se ao arquipélago de Estocolmo, numa das áreas mais visitadas da cidade. A localização central do terreno frente ao Palácio Real, ao lado do Gran Hotel e a Galeria de Arte Nacional, além de estar próximo de museus, gera um fluxo considerável de turistas.
O projeto é baseado numa forma elementar - o cone, elaborando diferentes pontos de vistas sobre a água. Os cones são combinados em diferentes maneiras para satisfazer as demandas das diferentes funções, o que resulta em edifícios sem frentes específicas. Cada edifício é único, mas juntos criam uma expressão coerente da embarcação e o tráfico pedonal de Strömkajen.
As fachadas exteriores são revestidas por Tombak polido, uma liga de latão. Os interiores são de madeira de carvalho. Algumas partes dos vidros da sala de espera e da área de vendas são redesenhados para abrigar da chuva e proporcionar espaço para a visualização da fachada. Devido à construção dos edifícios foi criada uma expressão precisa onde as tubulações de escoamento e canaleta podem ser evitados.
Os edifícios do terminal são reduzidos em relação com a arquitetura do entorno. A prioridade do desenho é manter as visitas gratuitas ao Palácio Real de Stallgatan e Grevgränd e destacar os edifícios monumentais do entorno.
O projeto consta de três novos edifícios, dois terminais para Strömma / Stockholm Sightseeing e para Waxholmsbolaget e um edifício como cafeteria, arquibancada, depósito e um centro de reciclagem. A partir das arquibancadas é possível tirar fotos do palácio ou simplesmente se sentar e desfrutar da magnífica vista do centro histórico de Estocolmo.